Apesar dos esforços desenvolvidos no sentido de combater o desrespeito pelas regras de segurança na utilização do caminho-de-ferro, são prática frequente ações negligentes em plena via-férrea ou em passagens de nível, que colocam em perigo a integridade física dos transgressores e dos próprios passageiros do comboio.

Os acidentes podem ser evitados se forem cumpridas as regras de segurança.


No atravessamento de uma passagem de nível respeite a sinalização apresentada. Certifique-se que não se aproxima nenhum comboio e faça-o com rapidez. Nunca pare a meio do atravessamento.

A pressa é inimiga da prudência, nunca descure a aproximação de um comboio.

Atravessar uma passagem de nível com as barreiras fechadas e/ou sinalização ativa é ilegal e pode ser mortal.

Atravessar a via-férrea fora dos locais identificados ou sinalizados é ilegal e está sujeito a coima.

No atravessamento de via-férrea lembre-se que um comboio pode ocultar outro.

A proibição de atravessamento numa passagem de nível tem início a partir do momento em que a sinalização luminosa é ativada.

O desrespeito pela sinalização nas passagens de nível representa uma contraordenação grave punível com coimas que podem ir até os 645 euros.

A audição é um sentido privilegiado para se dar conta da aproximação de um comboio. Nunca atravesse uma linha de caminho-de-ferro com auscultadores nos ouvidos.

Se um veículo avariar numa passagem de nível e o comboio se aproximar, deve abandonar imediatamente a viatura e afastar-se da via-férrea.

As passagens de nível automatizadas estão dotadas de um número de contacto para o qual deverá ligar em caso de emergência.